Semanas agitadas

Boa noite!!! Hoje vou contar para vocês as últimas aventuras do nosso Dom Valente em Brasília!

1,2,3 Dom Valente aprontou outra vez!

Desde que chegamos aqui começamos a organizar a agenda de atendimentos do Matheus para que as terapias fossem retomadas o quanto antes. Assim, buscamos informações com amigos e também na internet sobre as melhores opções médicas.

Na  primeira semana, Dom Valente teve consulta com uma pediatra no Posto de Saúde do bairro e ela fez os encaminhamentos necessários e também listou as vacinas que devem ser tomadas para atualizar o calendário dele. Ela sugeriu que as vacinas contra pneumonia e meningite fossem feitas na rede particular por serem mais eficazes do que as disponíveis no sistema público… Procuramos uma clínica  e desembolsamos R$ 650,00. Caro, muitoooo caro, mas a saúde de um filho não tem preço.

Na semana seguinte, ele teve consulta no Hospital da Criança Jose Alencar – centro especializado, com recursos plenos e gerenciamento eficiente para o tratamento integrado e multiprofissional da criança e do adolescente. Foi atendido por uma neuroediatra muito competente, a qual indicou as terapias e também a estimulação precoce. Segundo a médica, nesse momento o hospital não está aceitando novos encaminhamentos, sendo necessário encaminhar as terapias pelo convênio.

A partir disso, corremos atrás das marcações pelo FUSEX e já iniciamos o acompanhamento com uma fisioterapeuta. Também conseguimos com uma amiga os contatos da equipe da Estimulação Precoce do DF e agendamos um horário com a coordenadora para conversar e matricular o Matheus.

Alguns momentos com  a fisioterapeuta Kariane…

O Dom Valente briga, chora, grita e ri numa mesma sessão…

20160315_165035 (1) 20160315_163306 20160315_163200 (1) 20160315_162918 (1)

Estimulação precoce no DF

Existe um serviço gratuito de estimulação precoce aqui em Brasília! O projeto visa auxiliar no desenvolvimento físico-motor, intelectual e afetivo da criança prematura ou nascida com alguma deficiência. O programa propõe um acompanhamento até os 3 anos e 11 meses, voltado para a estimulação sensorial, motora e afetiva. Após esse período, a orientação é que a criança seja inserida na Educação Infantil da rede pública, pois a mesma é referência em qualidade no país.

As matrículas iniciam em janeiro e a equipe faz uma avaliaçao do bebê para iniciar o atendimento. Para os bebês de até 1 ano de vida, o acompanhamento é individual (profissional + criança), e acontece uma vez por semana.  Depois, passa a ser 2 vezes por semana. Esse ano Matheus terá 45 minutos de atendimento com a pedagoga para estimulação cognitiva e mais 45 com um professor de Educação Física, o qual trabalhará coordenação motora.

Para se matricular, são necessários os seguintes documentos:
– certidão de nascimento
– comprovante de residência
– encaminhamento do pediatra para o programa de estimulação precoce
– cartão de vacina

Mamãe também estimula em casa…

20160311_174842

Na primeira semana de março Matheus teve consulta com uma pediatra do Hospital Sarah Kubitschek (http://www.sarah.br). A médica foi extremamente cuidadosa e detalhista. Durante quase duas horas de atendimento, ela analisou as informações contidas nas atas canadenses e nos cds, fez alguns questionamentos e destacou o que considerou importante para anexar no prontuário médico dele. Após isso, fez um exame clínico, solicitou exames e me orientou  a não ficar balançando ele no colo, visto que é necessário estimular novas habilidades corporais no nosso Dom Valente.

Assim, na semana passada foram realizados os exames de tomografia e raio X. Ontem foi a vez de fazer eletroencefalograma.  Todos eles foram realizados no Hospital Sarah Centro que se localiza na asa sul de Brasília. Os resultados saberemos na quinta-feira quando terá o retorno com a pediatra e a avaliação com a equipe de terapias. Enfim, se conseguirmos que ele seja acompanhado pela equipe do Sarah já terá valido a pena a nossa vinda para a capital federal, visto que nosso objetivo é possibilitar ao Matheus o que tem de melhor na área médica e de terapias.

A rede Sarah

Já tinha ouvido falar sobre a estrutura e o atendimento desse hospital de referência no Brasil e na América Latina, mas estar nele é algo ainda maior.  Os espaços amplos e arejados foram projetados de acordo com a necessidade de organização do trabalho e dos diferentes programas de reabilitação. Já os jardins e solários servem para humanizar os ambientes.

As unidades Sarah estão interligadas por tecnologias de comunicação à distância, fato que permite o compartilhamento de informações, a análise e a discussão das patologias com as diferentes equipes da rede e em tempo real, por meio de videoconferências.

O atendimento é de excelência desde a entrada, quando somos recebidos por senhores educados e dispostos a ajudar. Esses funcionários são solícitos e gentis ao indicar os caminhos. A equipe de limpeza  é muito cuidadosa com a manutenção do espaço e com o bem estar dos pacientes, demonstrando educação no servir. Os profissionais responsáveis pelos agendamentos também são educados e detalhistas. As equipes de enfermagem, medicina e terapia confirmam a excelência da rede Sarah. Meu sentimento em uma palavra  é ENCANTAMENTO!

Sara Lago Norte

“O Centro Internacional de Neurociências e Reabilitação, o SARAH Lago Norte, inaugurado em dezembro de 2003, oferece suporte fundamental a pesquisas avançadas na área de reabilitação. Localizado às margens do Lago Paranoá, com arquitetura horizontal, viabiliza a integração dos espaços internos e externos, favorecendo o trabalho em equipe e facilitando a circulação dos pacientes pelos amplos espaços. As peculiaridades do terreno e as águas tranquilas do Lago Paranoá permitem o desenvolvimento de diversas modalidades esportivas, inclusive esportes náuticos.” (Informações disponíveis no site do Hospital)

brasilia-centro-01-2
Fonte: http://www.sarah.br
brasilia-centro-02
Fonte: http://www.sarah.br
fortaleza-01
Fonte: http://www.sarah.br

Sarah Centro

“O SARAH Brasília está localizado na Asa Sul, no Plano Piloto. Inaugurado em 1980, gerou e consolidou princípios, conceitos e técnicas que o transformaram em centro de referência internacional e que fundamentaram o processo de criação da Rede SARAH. Acumulando as funções de hospital, centro de administração e de gestão hospitalar, de treinamento e pesquisas, de controle de qualidade e de formação de recursos humanos, esta unidade constitui infraestrutura voltada tanto para o atendimento quanto para o conhecimento e o avanço da medicina.” (Informações disponíveis no site do Hospital)

brasilia-centro-03
Fonte: http://www.sarah.br

Endereços:

Sarah Centro – SMHS 501 BLOCO A BRASÍLIA – DF CEP: 70335-901

Sarah Lago Norte – SHIN QL 13 Área Especial C LAGO NORTE BRASÍLIA – DF 71535-005

Marcações de consultas

A primeira marcação é online e deve ser feita pelo site http://www.sarah.br/a-rede-SARAH/nossas-unidades/unidade-brasilia-lago-norte

Gente, por hoje é isso! Grata a Deus pela oportunidade de estar aqui e poder oferecer ao Matheus o melhor. Ahhh se todas as crianças tivessem acesso a espaços públicos tão maravilhosos como esses.

Bjus e fiquem com Deus!

Comentários

  1. Esse é só o início das grandes aventuras do Matheus na Capital Federal!
    Lindo da Dinda!