Pote da calma

Acalmar uma criança pequena após uma situação de estresse, como briga ou queda, pode ser tarefa das mais difíceis. Porém, uma técnica inspirada no método Montessoriano,  que estimula a criatividade e a autonomia infantil, promete tranquilidade em poucos minutos.

Trata-se do Pote da calma (Calming jar). Essa técnica consiste num recipiente transparente com água e glitter colorido. Ao ser agitado, o pote cria imagens e movimentos interessantes, que prometem capturar a atenção da criança e também de adultos.

O princípio presente nessa técnica é a mudança do foco, ou seja, algo simples e que pode auxiliar em uma crise de agitação ou de estresse. O Pote da calma é algo leve  e colorido que irá propiciar a tranquilidade.

É claro que cada criança é única. Então, não pense que o Pote da calma fará milagres ou terá o mesmo efeito tranquilizador com todas elas. Algumas responderão melhor e outras perderão o interesse rapidamente.

Como fazer o Pote da calma

Materiais

1 pote de vidro ou garrafa PET transparente com tampa

2 colheres (sopa) de cola glitter da cor de sua preferência

4 colheres (chá) de purpurina da cor de sua preferência

Água morna o suficiente para encher o recipiente, deixando um espaço livre para agitar o líquido

Modo de fazer

Misture os ingredientes na garrafa, feche e agite bem.

Variações

images-2
Fonte: https://blogbabytime.wordpress.com

Você poderá colocar pequenos objetos em cada pote. O movimento do glitter com a água somado aos objetos criará um efeito incrível.

030cf9ee7782ec074ec28c0cca2a5ae0-1
Fonte: http://www.benditoscrap.com.br