Peixinho Dom na natação

Após ficar mais de um mês fora da piscina, hoje nosso Peixinho Dom retornou para a natação! Foi uma tarde de risadas e novos desafios!

Pois é, nosso peixinho estava fora d’água desde que fez a cirurgia. Ele precisou desse tempo para que o corte cicatrizasse totalmente, não representando nenhum risco de contaminação. Hoje, finalmente, foi o dia de voltar!  A alegria ficou evidente assim que entrou na piscina e se posicionou na roda com os colegas.  Ao ouvir a voz da tia Patrícia ele gargalhou. Foi incrível!

Foto meramente ilustrativa e tirada antes da cirurgia! Nesse dia a bagunça foi com o papai, pois a mamãe tinha feito escova nos cabelos…peixe.001

Matheus faz natação na Rede Sarah e eu gosto muito da forma como a educadora física, tia Paty, conduz a aula. Ela é animada e deixa todos muito a vontade. Também possui um repertório de músicas divertidas e envolventes e sempre inova nas brincadeiras.

A harmonia da água quentinha, professora animada, cantigas e brincadeiras resulta em risos, muitos risos!  Além disso, a prática é permeada por desafios individuais e coletivos, visto que os  exercícios auxiliam no desenvolvimento motor, sensorial, cognitivo e afetivo das crianças. Dentre as vantagens podemos destacar o estreitamento dos vínculos afetivos entre pais e filhos, capacidade cardiorrespiratória, habilidades psicomotoras, coordenação, equilíbrio, espacialidade, ritmo, postura, melhora do tônus muscular, percepção tátil, auditiva e visual, entre tantas outras.

Chuveirinho, relaxamento, túnel e brincadeirasIMG-20160623-WA0016

IMG-20160623-WA0017

IMG-20160623-WA0015

IMG-20160623-WA0013

Como podem ver o trabalho desenvolvido na piscina objetiva as descobertas corporais e a exploração das capacidades sensório-motoras de cada um. De forma lúdica e integrada a Patrícia orienta as atividades e insere os desafios que incluem: ambientação na água, movimentos de pernas e braços, sustentação da cabeça e do tronco, flutuação, mergulho e deslocamentos.IMG-20160623-WA0019 IMG-20160623-WA0023 IMG-20160623-WA0018

Peixe Dom tem um novo desafio

Matheus sempre gostou de estar na água. Sua estreia na piscina foi aos 5 meses de vida e, na natação,  aos 8 meses. Ainda no Canadá, a desenvoltura dele sempre impressionou os professores, os quais seguiam seu ritmo para inserir novas atividades. Aqui no Brasil não está sendo diferente, Peixe Dom  diverte-se na água!

O novo desafio está vinculado à aquisição da mais nova habilidade do nosso Valente, a marcha! Há mais ou menos 1 mês Matheus começou a dar os primeiros passos de fato. Antes era preciso sustentar ele pelo tronco, mas agora basta pegar suas mãos para que ele se desloque e se divirta com essa conquista. São em média 4 passos por tentativa. Estamos vibrando!!!

A professora, muito atentiva, observou esse avanço mesmo dentro d’água (acho que pelo movimentar das pernocas…).  Ao término da aula ela pediu para fazer um teste com ele… Pegou um suporte e pediu que eu o colocasse em pé sobre o mesmo. Até esse momento eu não havia comentado nada sobre a marcha. A reação dele foi andar. Então, eu falei que ele estava dando passos e ela me revelou que havia observado… Segurei suas mãos e ele continuou se deslocando. Assim, a tia Paty disse que a partir de agora ele terá atividades para estimular essa habilidade. 

Gente, por hoje é isso! Daqui alguns dias eu volto com mais novidades do Dom Peixe! 

Super beijo e um sábado abençoado!