Os benefícios da música para os bebês

Hoje vamos falar dos benefícios da música para os bebês! Sabemos que a música é um meio de expressão de ideias e sentimentos e uma forma de linguagem muito apreciada pelas pessoas. Assim, quanto mais cedo a música for introduzida no ambiente da criança, maior será o seu potencial para desfrutar dela e desenvolver habilidades. 

Sabemos que em condições normais, os órgãos responsáveis pela audição começam a se desenvolver  durante a gestação e somente em torno dos onze anos de idade é que o sistema funcional auditivo estará completamente maduro. Sendo assim,  os estímulos auditivos desde a gestação tem papel fundamental.

Além de proporcionar ao bebê um ambiente sonoro com música tocada, é importante que o adulto estabeleça um vinculo afetivo por meio do cantarolar, murmurar ou  assobiar, associado a inflexão da voz, intensidade, entonação, vibração, contato visual e corporal; aspectos fundamentais para a evolução  emocional, cognitiva e sensorial do pequeno ser.

Para os bebês a música tem propriedades relaxantes ou estimulantes, visto que cria uma atmosfera envolvente e capaz de trazer à tona vários sentimentos e sensações. De acordo com estudos recentes,  as crianças que são expostas à música clássica desde o período uterino apresentam padrões positivos de desenvolvimento após o nascimento.

Os bebês nascem com 100 bilhões de células nervosas,  no entanto, tais células são apenas frouxamente conectadas e cada evento que o bebê presencia ajuda a estabelecer ou fortalecer as conexões intercelulares no cérebro. Então, quanto mais rico de estímulos for o ambiente, mais conexões ocorrerão.

Portanto, ao expor o bebê ao universo sonoro é possível ativar os caminhos neurais responsáveis por muitas das habilidades intelectuais – afetividade, criatividade, espacialidade,  inteligência matemática, linguagem oral  e escrita – as quais são aperfeiçoadas com música. Embora, os bebês não entendem essas influências fisiológicas, eles se divertem com as sensações auditivas e rítmicas propiciadas por ela.

Músicas

Abaixo algumas sugestões de músicas para bebês! Ressalto que as clássicas fazem sucesso aqui em casa, Matheus tem o ouvido apurado para o que é bom (tema para um próximo post).

Bach para Bebês

Mozart para ninar

Sons da natureza

Para estímulo sonoro e visual indico Baby Einstein.

Baby Einstein

Alguns cds que não podem faltar em casa e nas salas de aula! Professoras do Berçário, abram suas caixinhas musicais e esqueçam a Galinha Pintadinha… Vamos oferecer um repertório de qualidade para as crianças, visto que muitas delas só têm acesso a boa música no espaço escolar.
3781895115 arcadenoe2 hqdefaultToquinho-No-Mundo-da-Criança-Frente

07926

084

Os brinquedos sonoros

Como já falamos, o bebê aprende por meio dos sentidos, então brincar com ele é a melhor forma de ajudá-lo a apreender o mundo, as pessoas e as coisas. O bebê precisa de brinquedos que estimulem seus sentidos e exercite sua coordenação motora.

Sugestões

Móbiles, chocalhos, brinquedos sonoros, músicas e livros são essenciais para o desenvolvimento das habilidades do bebê!

Atenção!!!

O mercado oferece uma imensa variedade de brinquedos, contudo, é fundamental escolher com cuidado e considerando o que se deseja alcançar em termos de desenvolvimento. Portanto, não basta chegar na loja e escolher o brinquedo com a embalagem mais bonita, com o melhor preço ou com a maior caixa. O brinquedo é um instrumento que ajuda a criança a crescer e se desenvolver. Por isso, os pais devem estar muito bem informados antes de fazer a compra.

“Sem a música, a vida seria um erro.” (Friedrich Nietzsche)

“A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição.” (Aristóteles)

Fonte imagem destacada: http://emmafiorezi.com.br/blog/index.php/musica-e-bebes-a-resposta-de-um-aprendizado-melhor/