Início da Estimulação Precoce

Olá! Ontem o nosso Dom Valente iniciou mais uma etapa rumo a novas conquistas em seu desenvolvimento neuropsicomotor, a Estimulação Precoce. As atividades acontecerão às terças e quintas-feiras, serão desenvolvidas pelos  professores Tati (Pedagoga) e Davi (Educador Físico), no CEI 1 de Brasília. 

A estimulação precoce, como o nome diz, objetiva desenvolver e potencializar, por meio de jogos, exercícios, técnicas, atividades e recursos as funções do cérebro dos bebês, os  quais nascem com um grande potencial.

Da mesma forma, para os bebês com algum tipo de deficiência ou nascidos prematuramente, a estimulação precoce auxilia a detectar problemas ou atrasos e a desenvolver competências e habilidades.

O cérebro dos bebês possui uma grande plasticidade neural, ou seja, as partes saudáveis podem assumir funções adicionais para compensar uma parte que não está bem. Logo, o  trabalho intenso e direcionado de estímulos à criança pode reverter situações difíceis como o distúrbio da fala, dificuldade de locomoção, equilíbrio, viabilizando condições para um desenvolvimento harmônico e integral.

A estimulação precoce deverá ser iniciada a partir do momento em que a criança for diagnosticada como bebê de risco, seja por prematuridade, síndrome ou problema congênito. O trabalho consiste no estímulo ao desenvolvimento das percepções sensoriais, dos movimentos – rolar,  sentar,  engatinhar -,  a coordenação visual e motora, a socialização e a cognição.

A participação da família neste processo é imprescindível, tanto que  muitos exercícios complementares devem ser realizados em casa, como parte de brincadeiras e da rotina diária da família,  para que a criança vivencie o processo com satisfação.

O Dom na estimulação…

Minha gente, não é novidade para ninguém que o nosso baby é cheio de querer, fruto de uma personalidade forte e decidida e de uma pequenina carga genética herdada da mamãe! Então, ontem não foi diferente… Ele brigou com o professor Davi, resmungou e se jogou para trás com as profas Tati e Dani. Mas com jeitinho, conversa e cantoria a coisa fluiu. O jeito é incentivar e persistir! Paciência é um elemento fundamental nesse processo de descobertas.

Alguns registros desse primeiro dia!

20160322_151119

20160322_153754

20160322_150239

20160322_154344 (1)

20160322_150743

Gente, por hoje é isso! Fiquem com Deus e até breve com mais peraltices!

Já postei algumas informações sobre esse trabalho de Estimulação precoce desenvolvido na rede pública do DF, para conhecer basta clicar no link. Estimulação Precoce no DF

Cartilha divulgada pelo Governo Federal, a qual recomenda a estimulação precoce para as crianças nascidas com Microcefalia.