Dia Mundial de Conscientização do Autismo

No dia 2 de abril comemorou-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Essa data foi decretada pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 2008 e serve de referência para que a sociedade, governantes, pessoas com o transtorno no espectro autista e familiares reafirmem os direitos já conquistados, ressaltem a necessidade do diagnóstico precoce e discutam iniciativas para ampliar a inclusão nos diversos segmentos sociais.  Segundo dados da ONU, há 70 milhões de pessoas com espectro autista no mundo. No Brasil, não existe uma estatística oficial, mas a ONG Movimento Orgulho Autista Brasil estima que o número seja próximo de 2 milhões.


Amparo Legal

Desde 28 de dezembro de 2012, está em vigor a Lei 12.764 – Lei Berenice Piana, que criou a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo. A sanção do texto pela presidente Dilma Roussef representou um avanço histórico na afirmação dos direitos, ao eliminar toda e qualquer forma de discriminação (em tese), viabilizar o acesso à educação regular inclusiva, aos benefícios de proteção social, e a todos os demais direitos previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência. As pessoas com autismo também tiveram seus direitos resguardados com a Lei Brasileira da Inclusão nº 13.146/2015

No entanto, ainda estamos longe de uma inclusão de verdade, pois muitas das regulamentos não são cumpridas. Há muito a ser conquistado! Nesse sentido, o Dia Azul promove ações, as quais visam sensibilizar a população acerca do tema.

A cor azul  – o azul representa a maior incidência de casos no sexo masculino. No Dia Mundial de Conscientização do Autismo vários monumentos do mundo ficam iluminados nessa cor.

O quebra-cabeça – representa a complexidade do autismo.

A fita de conscientização – representa a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno. As cores fortes representam a esperança em relação aos tratamentos e à conscientização da sociedade em geral.

  O mundo em tons de azul

Senado, Brasília
senado-adota-iluminacao-azul-para-marcar-o-dia-da-conscientizacao-do-autismo540x304_31164aicitono_1afbf1sebm4n1tmftjq1lh21756a
Cristo Redentor, Rio de Janeiromonumentos-no-dia-do-autismo-2
Torre Eifel se ilumina de azulDSCN5688

Empire State Building | New York City, USAlight-it-up-2

Não sou uma conhecedora  do autismo e também estou em busca de informações. Então, compartilho o link do site da Associação Brasileira de Autismo (ABRA), que achei bem completo por trazer informações atualizadas e documentos relevantes. 

Fonte das imagens: https://www.google.com.br