Controvérsias sobre a posição de prono? Colocar ou não meu bebê nessa posição?

Quantas vezes você já ouviu sobre a morte súbita durante o sono infantil causada pelo fato da  criança  estar na posição de prono?

Por isso, muitas mães deixam de por a criança, no começo do seu desenvolvimento, nessa posição. Ou seja, elas temem o  sufocamento.  No entanto, não sabem os benefícios dessa postura para a criança.

A causa da morte súbita durante o sono em crianças com menos de um ano ainda é desconhecida. Deixo nesse blog um artigo de referência, da Dra. Magda Lahorgue Nunes, da  PUCRS. Nele ela descreve possíveis causas de morte súbita, inclusive em posição prono, durante o sono sem supervisão.

Síndrome da morte súbita do lactente: aspectos epidemiológicos, fisiopatologia e prevenção – doc_sindrome_msl-2

Contudo, a posição prono na maioria dos artigos, os quais são fruto de pesquisas científicas, só apontam benefícios. Sim!!! BENEFÍCIOS!

Você deixando pelo menos 2 horas ao dia sua criança em posição prono com sua supervisão auxilia o desenvolvimento rápido do controle de tronco e propicia  o engatinhar. Além disso, segundo Cardoso (2012), tem-se resultados positivos quanto a respiração de prematuros. A  posição auxilia no treinamento da musculatura respiratória sem tanto gasto energético.

Além disso, a postura de barriga para baixo com as pernas da criança juntas ao abdômen auxiliam a aliviar as cólicas ou mesmo constipações infantis.

Então, fica a dica para sua criança crescer feliz , esperta e saudável.

20151016_094058 (1) 20151120_143946 20151127_111401

Para quem quiser aprofundar os conhecimentos indico o texto “Prone position in acute respiratory distress síndrome” –  posiçao de prono-2

Autora: Marianne Lucena – Graduada em Fisioterapia pela UNIP, Especialista em Fisioterapia Respiratória e Neurofuncional pelo CETREX, Mestre em Atividade Física e Saúde pela UnB e Doutoranda do Programa de Ciências e  Tecnologia em Saúde da UnB. Atualmente cursa parte do Doutorado na Queens University of Kingston, Canadá (http://www.queensu.ca).