Alguns esclarecimentos sobre a válvula CODMAN HAKIM

Gente, não estou fazendo propaganda para a empresa que distribui a válvula Codman Hakin aqui no Brasil, apenas compartilhando com as famílias de crianças com hidrocefalia algumas informações sobre o produto, pois ao ler sobre percebi o quão mais eficiente é do que uma válvula comum.

Quanto a válvula… (grifos meus)

“A válvula Hakim Programável é uma válvula utilizada para o tratamento de hidrocefalia, sendo a única no mercado com 18 diferentes ajustes de pressão. Uma vez implantada a válvula Hakim poupa o paciente de se submeter a outras cirurgias associadas a ajustes de pressão, já que este poderá ser feito externamente, quantas vezes forem necessárias. Possui ainda um design exclusivo que permite trabalhar com líquor de alto teor de proteínas, evitando o entupimento do sistema.

No Brasil, o produto está disponível há cerca de oito anos e, nos Estados Unidos, foi aprovado pelo FDA (Food and Drugs Administration) em 1999. Na Europa é utilizada desde 1990. Um estudo realizado no Japão comprova que 80% dos pacientes que utilizaram este recurso tiveram os sintomas da doença revertidos após três meses de uso.” (Informações disponíveis no site  da Revista Vigor).

O principal benefício da válvula Hakim utilizada em crianças é a redução da necessidade de cirurgias, pois nos casos em que ocorre a utilização de válvulas convencionais com pressão fixa, a criança pode precisar ser submetida a outras cirurgias, ao longo de seu desenvolvimento, para adequar a pressão e a capacidade de drenagem do dispositivo.

Vantagens da válvula Hakim

• Sistema programável para ajuste de pressão externo, garantindo um ajuste mais fino, atendendo a necessidade de cada usuário. (O ajuste é feito com controle remoto pelo neurocirurgião, pois o sistema é todo interno)

• Impede novas intervenções cirúrgicas associadas à necessidade de troca de pressão da válvula.

• A válvula Hakim aliada ao uso do cateter com antibiótico (Bactiseal – lançado em setembro de 2002) ajuda a prevenir infecções no sistema de hidrocefalia.

Permite trabalhar com líquor de alto teor protéico, (as proteínas se aglomeram em placas dificultando a passagem dos fluídos), pois graças ao seu design exclusivo que evita o entupimento.”

A válvula

9-pz-codman-hakim-valvula-programable-para-hidrocefalea-285021-MLM20678955540_042016-O

O regulador de pressão (apenas o médico dispõe)

1478899

Meu sentimento a partir disso...

Sim, estou me sentindo lesada, pois no Canadá, país de primeiro mundo, não fomos informados da mesma. Ok, o sistema lá é público e, certamente, a válvula convencional é mais econômica. Contudo, considero direito das famílias receberem informações sobre os produtos disponíveis no mercado, para terem a opção de adquirir ou não.  Além disso, a tão elogiada saúde de um país de primeiro mundo nem deveria cogitar o uso de válvulas simples em casos de crianças com hidrocefalia congênita, comunicante e grave. Mas, tá certo, Deus sabe de todas as coisas! Agora, no Brasil, o Matheus está bem assistido e com uma válvula que atende as suas reais necessidades.

Por fim

Fica o alerta aos pais: informem-se, questionem, pesquisem! Sei que o momento do diagnóstico é doloroso e que não temos cabeça para essas questões, mas busquem orientações com o neurocirurgião. 

Fonte imagens: www.google.com.br

Fiquem com Deus e até já!