Aprovação do Marco Legal da Primeira Infância

Gente linda, boa noite!

Hoje vou compartilhar com vocês uma grande conquista do nosso país, a sanção do  Marco Legal da Primeira Infância.  Sem dúvida a lei traz avanços significativos para a Primeira  Infância brasileira, visto que suas ações visam a promoção do desenvolvimento integral das crianças de zero a 6 anos de idade.

A partir da sanção, sem vetos, da Presidente da República, o governo federal amplia a atenção às crianças e as coloca como sujeitos de direito, inclusive prevendo a participação delas na elaboração de políticas públicas voltadas para a infância.

De acordo com a proposta, a educação,  alimentação, nutrição, convivência familiar e comunitária, assistência social, cultura, lazer e proteção serão prioridades nas políticas públicas. Os pais e as mães serão responsáveis, juntamente com os estados, municípios, União e sociedade, pela proteção, educação e promoção do desenvolvimento infantil.

Um ponto que me chamou atenção, refere-se a obrigatoriedade do Distrito Federal, estados e municípios organizarem e estimularem a criação de espaços lúdicos que propiciem o brincar e o exercício da criatividade em locais públicos e privados. (Ficarei de olho aqui no DF). Essa é apenas uma dentre as diversas e relevantes propostas do Marco Legal.

Marco Legal da Primeira Infância

O Brasil trilhou um longo caminho até chegar ao Marco Legal da Primeira Infância.

Marco Legal da 1ª infância - editado
Fonte: http://marcolegalprimeirainfancia.com.br/video/introducao/

 Então é isso! O Marco é um passo importante na consolidação de uma infância íntegra. Agora ele precisa sair do papel para ganhar voz e vez na sociedade!

Fonte imagem: http://www.feac.org.br/tag/rede-nacional-primeira-infancia/