30 Anos da Educação Precoce no DF: uma semana de diversão e reflexão

Olá!!! Hoje vamos compartilhar com vocês as atividades realizadas em comemoração aos 30 Anos da Educação Precoce no DF. Foi uma semana intensa, repleta de alegrias e bastante reflexiva. 

Para saber mais… (trechos de um artigo que publiquei ano passado)

“A Educação Precoce supera a lógica do isolamento social, o qual foi historicamente imposto e ainda se faz presente às crianças com deficiência. Os profissionais atuam não somente com as crianças, mas com as famílias no sentido de conscientizar e estimular atitudes positivas e acolhedoras.

O Programa caracteriza-se por um conjunto de atividades, técnicas e recursos que fundamentam o atendimento educacional especializado às crianças na faixa etária de zero à três anos de idade. A estimulação proporciona às crianças experiências em vários níveis. Também permite prevenir ou minimizar déficits ou distúrbios neuropiscomotores e auxiliar no desenvolvimento de habilidades por meio de atividades lúdico-pedagógicas dirigidas e específicas para cada necessidade.

Nos Programas de Educação Precoce, o processo inclui a avaliação diagnóstica das crianças e um planejamento destinado à promoção das potencialidades e a aquisição de habilidades e competências cognitivas, afetivas, sensoriais, motoras  e linguísticas.

A participação familiar é indispensável nesse decurso, pois a família tem um papel fundamental na formação das crianças. Os pais devem estar disponíveis e receptivos para transformar os períodos de estímulos em ocasiões ricas e agradáveis para todos” (SILVA, 2016).

Então…

Estar presente na semana de comemoração aos 30 Anos do Programa de Educação Precoce foi uma forma de agradecer todo empenho da equipe, bem como dar visibilidade às crianças que, ainda, ficam as margens da sociedade. Além disso, uma maneira de enaltecer o Programa e “gritar” para que o Projeto de Lei 5.592,  de 2016, de autoria da Deputada Érika Kokay, seja aprovado brevemente  e beneficie as crianças com deficiência, de risco social ou prematuras de todos os Estados brasileiros. 

Acesse e conheça a íntegra do Projeto de Lei em tramitação no Congresso.

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=4287518DB9DAEBFBAE5F7306866C398A.proposicoesWebExterno1?codteor=1545801&filename=Parecer-CE-18-04-2017

Sobre a Semana

Iniciamos a semana alusiva dos 30 anos do Programa com uma divertida Gincana. Foi um momento de descontração e dinamismo. Junto com as crianças, preparamos massinha de modelar, brincamos num circuito maluco, lanchamos e rimos.

Receita Massinha Modelar

  • 1 xícara de sal
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara e meia de água
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • Corante alimentício

Como preparar

A receita de massa de modelar é muito fácil e legal de fazer. Em uma vasilha misture a farinha e o sal e em seguida adicione a água e o óleo. Misture até que todo o conteúdo forme uma massa homogênea. Se ficar muito mole você pode adicionar mais farinha, e se estiver seca e quebradiça, adicione mais água. O último ingrediente é o corante. A quantidade de corante que você colocar é que vai dar o tom mais forte ou fraco da massinha. Depois de pronta, guarde em um pote com tampa na geladeira. Dura 1 semana se bem conservada. 

Na terça-feira apreciamos a peça musical “A fantástica fábrica de chocolate”, apresentada no auditório do ClubEx. Foi a primeira vez do Dom Valente no teatro e eu estava apreensiva, pois ele não gosta muito de sentar… Mas, surpreendentemente, nosso menino se comportou como um Lord Canadense (o que ele é, claro). Manteve-se sentado e atento (ao modo dele) durante toda apresentação. Mamãe ficou muito orgulhosa dessa conquista!

Muito estilo!

Quarta-feira assistimos a palestra “O brincar e a musicalização na infância”. Foi um momento muito agradável e intenso. A ministrante nos cativou com sua doçura e sabedoria sobre música, movimento  e brincadeiras. Conseguiu unir teoria e prática e nos permitiu brincar com o corpo. Uma oportunidade para acarinhar a alma! 

Quinta-feira pela manhã teve um delicioso passeio no Parque Olhos d’ Água. Matheus e a mamãe chegaram apenas para o picnic, pois nosso Dom teve consulta de rotina com a neuropediatra. O parque é lindo e vale muito a pena conhecer e programar atividades com as crianças por lá. O contato com a natureza nos permitiu recarregar as baterias e continuar firmes na luta.

Chamego com a profa Tati…

Equipe sensacional!

Sexta-feira tivemos um momento formal e muito valioso, uma solenidade na Câmara dos Deputados em homenagem aos 30 Anos da Precoce. A cerimônia foi presidida pela Deputada Érika Kokay, representantes da SED-DF e das famílias e teve a participação dos professores que atuam no Programa e alguns pais. Como dissemos anteriormente, foi uma oportunidade para enaltecer o Programa e dar visibilidade às crianças e famílias atendidas.  

Representatividade na Câmara

Não poderia faltar a fotinho…

O sábado chegou e encerramos as comemorações com uma animada Festa Junina na escola. Comidinhas deliciosas e uma dança linda. Mamãe se acabou no forró com o bebê!

Caipirinha lindo!

Será que Matheus gosta dos professores?! Oh dúvida!

Gente linda, por hoje é isso! Vamos ficar na torcida para que a Lei seja aprovada e o modelo de Educação Precoce desenvolvido do DF seja referência e realidade nos demais Estados do Brasil! 

Super beijo e até!